Tipos de sabonetes naturais. Como são feitos os sabonetes de enxofre, de Castela e de Marselha?

Postado em Cuidados de pele Por Stylist

Os sabonetes naturais estão a ficar cada vez mais populares. Maioritariamente devido ao facto de não só proporcionarem uma limpeza eficaz como também nutrirem a pele. Não secam a pele como os sabonetes normais, pelo que são mais indicados para uma utilização diária. Conhece todos os tipos de sabonete e sabe de que são feitos?

A composição certa de ingredientes é o segredo de um bom sabonete. Os que estão disponíveis nos supermercados raramente contêm apenas ingredientes naturais – muitas vezes contêm conservantes, fragrâncias e corantes que são desnecessários e responsáveis por irritar a pele, em vez de cuidar dela. A principal desvantagem dos sabonetes comuns é o seu pH, que é desadequado para a pele. Assim, quando utilizados, por exemplo, para lavar o rosto, podem provocar uma sensação de firmeza e desconforto.

Desta forma, a utilização diária de sabonetes comuns não é aconselhada. A seu substituto ideal é o sabonete natural – um dos poucos à nossa escolha.

Quais as vantagens dos sabonetes naturais?

São cosméticos totalmente naturais, que são produzidos principalmente a partir de gosduras vegetais (óleos, manteiga) e água. Para dizer que um sabonete é natural, o mesmo deve conter ingredientes 100% naturais. Sem conservantes nem aditivos artificiais, detergentes e fragrâncias. A maneira mais fácil de os distinguir dos sabonetes comuns é através da análise da sua composição – deve ser minimalista. Esta é a grande vantagem, que tem um impacto direto nos efeitos. Não secam a pele, não irritam (a menos que sejamos alérgicas a um ingrediente específico do sabonte) e proporcionam um cuidado adequado durante a lavagem. Substituir um sabonete comum por um sabonete com ingredientes naturais é uma das melhores decisões que podem mudar o nosso cuidado diário da pele.

Como sabe se o sabonete é natural?

  • Contém no máximo 4-5 ingredientes naturais.
  • Apresenta uma composição 100% natural, sem conservantes nem detergentes.
  • O seu preço é, infelizmente, superior ao de um sabonete comum.
  • Ao contrário do que se pensa, os sabonetes naturais formam espuma.

Tipos de sabonetes naturais

SABONETE DURO

O sabonete natural mais simples e popular, utilizado há várias décadas. Sabe do que é feito o sabonete (ou de coalhada)? É uma combinação de sais de potássio com ácidos carboxílicos superiores, ácido cítrico, glicerol e cloreto de sódio. Esta composição simples, desprovida de conservantes e fragrâncias, faz com que este sabonete seja adequado para ser usado mesmo em peles sensíveis ou com tendência a alergias. É universal, lava tudo (não só a pele, mas também o cabelo), e possui efeitos antibacterianos, podendo pode ajudar no tratamento do acne.

SABONETE DE CASTELA

Muitos dos sabonetes naturais são produtos cosméticos característicos de uma região específica e produzidos a partir de ingredientes naturais típicos de um determinado local. É o caso do sabonete de Castela, que – como o nome sugere – é oriundo do centro de Espanha. De que é feito este sabonete? A base é o azeite, que às vezes é enriquecido com óleos adicionais, como jojoba ou óleo de cânhamo. O sabonete natural de Castela é um remédio muito ligeiro com propriedades de limpeza muito boas, embora a espuma produzida seja delicada. É recomendado para a limpeza e hidratação da pele e adequado mesmo para recém-nascidos!

SABONETE DE MARSELHA

Apresenta uma composição muito semelhante à do sabonete de Castela, mas é um sabonete de potássio. Tem por base óleos vegetais, na maioria das vezes azeite. E se não fosse pelos ingredientes adicionais, poderia pensar-se que o sabonete de Marselha é igual ao seu antecessor. No entanto, contém aditivos tipicamente franceses, como lavanda, que são mais fáceis de reconhecer. Quais as propriedades do sabonete de Marselha? Hidrata e limpa a pele na perfeição, e, o mais interessante, é que também pode utilizá-lo em vez de uma lavagem feminina porque apresenta o pH correto.

SABONETE DE ALEPO

Estes sabonetes são recomendados mais frequentemente para o combate contra o acne. O sabonete natural sírio de Alepo é feito à mão de acordo com as receitas que foram passadas ao longo de milénios. É uma mistura de várias substâncias – óleo de louro, azeite (está presente em quase todos os sabonetes naturais) e hidróxido de sódio, que atua como agente espumante. O sabonete de Alepo é também conhecido como sabonete sírio ou sabonete de louro-azeitona. Vale a pena comprar, no entanto, certifique-se de que verifica a sua composição e não apenas o nome. A composição simples é uma garantia de ação antibacteriana e a razão para este sabonete ser adequado para o cuidado de peles oleosas e com acne.

SABONETE PELÓIDE

Trata-se de um sabonete natural à base de vários tipos de óleos vegetais, mas a adição de turfa (um tipo específico de turfa com propriedades terapêuticas) é característica deste produto. É recomendado mais frequentemente para banhos cujo objetivo é a regeneração biológica. Porquê? Porque estimula a síntese de colagéneo, entre outros, para a elasticidade da pele.

SABONETE DE ENXOFRE

Outra sugestão para pessoas com problemas de acne é o sabonete natural de enxofre. No entanto, tenha cuidado com a sua utilização, pois pode secar a pele. É uma ação intencional – o sabonete de enxofre contém cerca de 5% de compostos de enxofre puro que inibem a seborreia excessiva e minimizam o problema do acne. O sabonete de enxofre matifica a pele na perfeição e é por isso que é muito popular no cuidado diário. Curiosamente, também pode ser utilizado no cuidado do couro cabeludo para reduzir a oleosidade do cabelo e evitar a caspa.

SABONETE DE GLICERINA

Este é outro sabonete natural, benéfico para pessoas com peles sensíveis. Apresenta propriedades calmantes, confere maciez à pele e proporciona alívio. Pode utilizá-lo em qualquer tipo de pele. De onde vem o sabonete de glicerina? O seu ingrediente básico é, claro, a glicerina, obtida principalmente a partir de óleos vegetais. Também inclui óleos naturais e extratos de plantas, e às vezes também óleos essenciais, embora estes possam ser sensibilizantes, então tenha isso em mente antes de proceder à primeira utilização.

SABONETE DE ALCATRÃO DE BÉTULA

Tem uma cor de caramelo e produz espuma facilmente. O óleo de alcatrão é produzido a partir do alcatrão: líquido oleoso, escuro, extraído da casca das árvores, como pinho, bétula ou faia. É um sabonete natural com um odor intenso e, infelizmente, bastante desagradável. O número propriedades que possui parece compensar o odor – purifica e matifica a pele, oferece propriedades antibacterianas e antisséticas e neutraliza as toxinas. Muitas pessoas utilizam o sabonete de alcatrão de bétula não só para o cuidado, mas também para o tratamento de doenças como micose, psoríase, acne e alopécia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *