Proteja-se dos efeitos devastadores da estilização térmica: os melhores protetores térmicos [Ranking]

Os protetores térmicos estão cada vez mais populares entre as pessoas que não conseguem imaginar a sua rotina matinal sem um alisador ou modelador de caracóis. E isso é ótimo, porque a utilização diária destes acessórios de estilização térmica costuma causar danos irreversíveis no cabelo.

Felizmente, alguns produtos permitem criar penteados fabulosos sem infligir quaisquer danos no cabelo. Estes produtos são conhecidos como protetores de calor protetores térmicos. Mas, qual deles irá proteger realmente o cabelo quando o expõe a temperaturas extremas? Ficará a saber dentro de momentos.

Como funciona o protetor de calor?

A principal função deste produto é isolar, ou seja, proteger o cabelo contra o efeito negativo do calor produzido pelo secador, alisador de cabelo ou modelador de caracóis. O problema é assim tão grave? Bem, vejamos. O cabelo estilizado com calor perde a sua humidade, que é lentamente expulsa dos fios. Isto contribui para o aumento da aspereza, fragilidade e para o aparecimento de pontas espigadas. Também vale a pena perceber que as temperaturas altas têm um impacto negativo na queratina – o elemento estrutural do cabelo. Quando os níveis de queratina descem, o cabelo fica fino e perde o brilho. Também perde a sua elasticidade e aparência saudável.

Como manter o cabelo protegido contra os efeitos devastadores da estilização térmica

Para se manter afastada do efeito adverso da estilização térmica, precisa de criar um revestimento protetor no cabelo sempre que recorre a um acessório de estilização térmica. E não há outra forma de o fazer, a menos que utilize um protetor térmico. Quando distribuído uniformemente este produto ao longo dos fios, o mesmo desvia o calor dos fios, permitindo-lhe criar o visual desejado sem causar qualquer dano ao cabelo. Curiosamente, os protetores térmicos também podem ser utilizados para proteger o cabelo seguro antes de apanhar sol ou desfrutar de um momento de sauna.

Os protetores térmicos em spray são melhores, porquê?

Embora os protetores térmicos estejam disponíveis em vários formatos, o spray parece ser o mais eficaz. O frasco com atomizador facilita a aplicação uniforme do produto sobre os fios. Além disso, a névoa leve pode ser aplicada no cabelo húmido ou seco. Por fim, o atomizador ajuda-a a medir a quantidade certa do produto que precisa de aplicar no cabelo. Quer precise de usar três ou quatro dosagens, o que depende do comprimento do seu cabelo, tem sempre a certeza de que aplicou tanto produto quanto o seu cabelo precisa para se manter hidratado e saudável.

Quais os melhores protetores térmicos? Consulte o nosso ranking e escolha o produto certo para si.

Os 5 melhores sprays de proteção térmica

1. Nanoil Heat Protectant Spray

200 ml | A NOSSA ESCOLHA

Este spray oferece um vasto leque de benefícios para o cabelo a um preço razoável. Hidrata, nutre e repara o cabelo, disciplina os fios rebeldes e facilita a estilização diária. Além disto, o produto protege os fios contra as temperaturas escaldantes. E este efeito deve-se, naturalmente, à sua fórmula, que contém proteínas da seda responsáveis por reconstruir as ligações de queratina, deixando o cabelo mais sedoso e denso. Outro ingrediente, o polyquaternium-46, suaviza o cabelo, deixando-o mais forte e sedoso. É também responsável pela formação da camada proetora do cabelo, que o mantém separado das temperaturas elevadas – até 230 graus Celsius. Para prevenir os danos térmicos, pulverize o Nanoil Heat Protectant Spray sobre o cabelo seco ou molhado e deixe fazer a sua magia – não constitui qualquer risco para o cabelo oleoso ou desprovido de volume.

Mais informações: www.nanoil.pt

2. CHI 44 Ironguard Thermal Protection Spray

237 ml

Mais um protetor de calor formulado com proteínas da seda de origem natural. É por isso que é capaz de fixar o cabelo a partir do seu interior, deixando o cabelo mais saudável, macio e brilhante. Recomendado para a estilização térmica diária, o CHI 44 Ironguard Thermal Protection Spray é bom para combater o impacto negativo das temperaturas altas no cabelo. Sem comprometer o volume, este produto deixa o cabelo bonito e lustroso, uma vez que também prolonga a vida de um penteado. Graças ao atomizador prático, é possível aplicar sempre a quantidade certa do produto. Mas evite colocar em demasia, caso contrário pode acabar com os fios ásperos – tenha cuidado. A boa notícia é que pode tentar usar este produto em vez de uma laca, caso se esgote.

3. Balmain Paris Thermal Protection Spray

200 ml

Este spray de proteção térmica leve e translúcido chama a atenção das minimalistas. Disponível maioritariamente online, o Balmain Paris Thermal Protection Spray é suficientemente forte para proteger o cabelo mesmo quando o expõe a temperaturas de 220 graus Celsius. Este produto foi formulado com proteínas da seda e pró-vitamina B5, o que significa que também deixa o cabelo mais forte, hidratado, sedoso brilhante. A boa notícia é que a Balmain conseguiu criar uma fórmula de aroma agradável sem sulfatos e sem parabenos. Não importa se pulveriza o produto sobre o cabelo seco ou húmido, pois manterá sempre o cabelo protegido contra o calor e as pontas espigadas. Penteie o cabelo quando colocar este produto, pois evitará que fique áspero. O preço não é baixo, mas se tiver um orçamento maior, poderá gostar deste protetor térmico.

4. Philip B Thermal Protection Spray

60 ml

Dado que os melhores protetores térmicos são produtos leves, vamos apresentar-lhe outro produto que protege o cabelo contra os efeitos devastadores das temperaturas elevadas. Este, porém, é constituído por ingredientes de origem vegetal, como óleo de mongongo, vitamina E e óleo de amêndoa doce. Juntos, fixam a água no interior do cabelo e evitam as pontas espigadas. O Philip B Thermal Protection Spray contém também um complexo de ácido L-amino responsável pela reconstrução das fissuras na estrutura mais externa do cabelo. Além disso, este spray não afeta a cor do cabelo nem cria nós no mesmo. No entanto, há duas coisas que precisa de saber: o aroma é descrito como intenso e o preço é bastante elevado, especialmente quando consideramos o tamanho da embalagem.

5. Elseve Dream Long Frizz Killer

100 ml

Comercializado para fios longos e frisados, o Elseve Dream Long Frizz Killer é a  salvação para quem que perdeu a batalha contra os fios arrepiados e desordeiros. Oferecendo uma proteção de 230 graus, este produto suaviza as cutículas, deixando ocabelo mais brilhante, hidratado e nutrido. E quando fica sedoso, o cabelo fica resistente aos nós e às pontas espigadas. É importante referir que é possível desfrutar de todos estes efeitos sem comprometer o volume do seu cabelo. Também não ficará oleoso demasiado depressa. Apesar de o Elseve Dream Long Frizz Killer não conter silicone, pode deixar os fios ásperos, por isso evite usar em demasia. O lado bom, porém, é que pode encontrar este spray de proteção térmica em quase todos os supermercados.