Como regenerar a pele e o cabelo depois do verão? Cuidado adequado da pele e cabelo no outono

Embora o seu corpo e mente estejam e ótimas condições depois de umas férias de verão, o estado da sua pele e do seu cabelo não é o melhor. A pele está seca, endurecida e sem elasticidade. A epiderme começa a sair, o corpo adquire uma cor acinzentada e começa a notar descolorações, capilares partidos e marcas de pigmentação após a exposição solar. Por sua vez, o cabeço fica seco e quebradiço. Felizmente, estas alterações podem ser revertidas. Saiba mais sobre o cuidado capilar e de pele após o verão e que cosméticos irão melhorar a sua condição. Descubra maneiras de exfoliar a pele depois do verão e restaurar o seu brilho natural e cor saudável.

Exfoliação da pele depois do verão

A primeira coisa que tem de fazer depois de voltar das suas férias de verão é exfoliar a pele. Muitas mulheres tendem a evitar fazê-lo com medo de fazer o seu belo bronzeado desaparecer rapidamente. Além disso, muitas optam por visitar um estúdio de bronzeamento para manter o bronzeado por mais tempo. Nenhuma destas soluções é a mais indicada para a sua pele. Depois de alguns dias, a pele começa a sair por si, como consequência, fica com um bronzeado pouco uniforme e acaba por ficar com manchas claras e escuras. Adicionalmente, os raios emitidos pelas câmaras de bronzeamento podem secar a epiderme.

Além disso, aguarde cerca de uma semana depois de regressar das suas férias antes de aplicar um exfoliantes. Notará que a epiderme irá exfoliar-se mais intensamente. O exfoliante irá remover as células mortas da pele de todo o corpo e, como resultado, irá uniformizar a cor do seu bronzeado.

Cosméticos de cuidado da pele a utilizar depois do verão

Os cosméticos devem ser utilizados ​​duas vezes ao dia: de manhã e à noite. De manhã, escolha loções hidratantes leves, e os cosméticos que utiliza à noite devem apresentar uma composição mais rica e uma consistência mais espessa. Uma boa solução será utilizar óleos cosméticos ou bálsamos espessos e oleosos. Também vale a pena aplicar cosméticos de farmácia, pois são destinados a peles exigentes e irritadas.

Durante um tratamento regenerativo após o verão, evite banhos quentes, e se não puder resistir, coloque um punhado de sal do Mar Morto na água e um pouco de óleo de banho especial. O sal vai amaciar a pele e o óleo vai hidratar.

Cuidados com o cabelo depois do verão

Os raios UV enfraquecem a condição do cabelo porque abrem as cutículas e destroem as proteínas na sua camada cortical. Como resultado, o cabelo fica frágil e quebradiço. Para melhorar a condição e a aparência do cabelo, aplique uma máscara intensiva e nutritiva pelo menos uma vez por semana. Para um melhor efeito, pode envolver a cabeça com uma touca de banho de plástico e uma toalha, e assim os ingredientes cosméticos irão penetrar mais profundamente. No caso de cabelos muito danificados, é indicado fazer-se uma sauna capilar no salão. O tratamento consiste em aplicar uma preparação regeneradora ao cabelo, que, devido ao vapor quente emitido por um dispositivo especial, penetrará no cabelo e reparará quaisquer danos.

Cuidados com a pele depois do verão

Cuidados com a pele depois do verão – métodos caseiros

A pele facial também precisa de ser esfoliada. Se a pele for espessa e resistente a irritações, pode utilizar-se grãos grosseiros, porém, se for sensível, deve ser tratada com peelings de enzimas. Além disso, deve ser utilizado diariamente um creme hidratante adaptado ao tipo de pele, e deve ser aplicado todas as noites um creme de noite, antes de dormir. O creme de noite certo irá, só por si, fornecer uma dose suficiente de nutrientes para uma pele que foi exposta a uma radiação solar intensa e ventos fortes. Também vale a pena apostar em máscaras hidratantes e nutritivas, que podem ser aplicadas até mesmo a cada 2-3 dias depois de voltar para casa de férias.

Cuidados faciais depois do verão – métodos profissionais

Se o tratamento facial caseiro for insuficiente, pode procurar ajuda profissional. Os dermatologistas oferecem muitos tratamentos que irão aliviar a pele seca ao sol. Um deles é a mesoterapia, que envolve injetar uma vitamina sob a pele.

Existem muitas variedades deste tratamento, incluindo mesoterapia com uso de NCTF e mesoterapia sem agulha. O NCTF é um complexo moderno de vitaminas, microelementos, péptidos e aminoácidos. Por sua vez, a mesoterapia sem agulha consiste em introduzir um complexo vitamínico no fundo da pele com a ajuda de corrente elétrica.

Remoção de descolorações da pele depois do verão

Remoção de descolorações da pele depois do verão – métodos caseiros

A causa direta da descoloração é a exposição ao sol e a indireta é a utilização de medicamentos hormonais, antibióticos, gravidez e alguns cosméticos, os conservantes, corantes e gorduras contidos neles. Sob a influência da radiação UV, tornam-se tóxicos para a pele e deixam manchas escuras na sua superfície. Assim, a descoloração ocorre quando nos bronzeamos durante um tratamento hormonal, quando tomando certos medicamentos, durante a gravidez e quando utilizamos determinados cosméticos.

Para eliminar a descoloração, pode submeter-se a uma terapia de clareamento caseiro. As propriedades de clareamento são fornecidas por cremes com arbutina, ácido lipóico, azeláico ou fitoácido – todos eles estão disponíveis na farmácia. Estes tipos de cosméticos apresentam um efeito esfoliante suave que inibe a atividade das células produtoras do pigmento da pele (melanócitos) e aumenta o desaparecimento da descoloração. Os efeitos são visíveis somente se os cremes clareadores forem utilizados ​​regularmente e durante vários meses consecutivos. Ao mesmo tempo, o sol deve ser evitado, pois a descoloração pode ser renovada sob a sua influência.

Remover descolorações da pele depois do verão – métodos profissionais

Os remédios caseiros para remover descolorações da pele não são tão eficazes quanto os tratamentos feitos por um dermatologista, especialmente:

  • glicopeel com a adição de ácido kójico,
  • peeling de amêndoa, na maioria das vezes em combinação com ácido pioglicólico,
  • peeling amarelo com ácido retinoico, ácido azelaico e kójico,
  • peeling fácil, ou seja, peeling com utilização de ácido tricloroacético,
  • microdermoabrasão, isto é, esfoliação mecânica da epiderme,
  • tratamentos com utilização de um laser ou luz pulsada.

Para resultados ainda melhores, é recomendável repetir cada um desses tratamentos várias vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *