Cresce em prados, jardins, mas é tratada por muitas pessoas como uma erva daninha. Não apreciamos as propriedades do dente-de-leão e não temos noção de quão utilizada é esta discreta planta em cosméticos. Confira como funcionam os cosméticos que se baseiam na ação do dente-de-leão comum.
O Taraxacum officinale, conhecido como dente-de-leão comum, é uma planta muito subestimada. Geralmente, diz-se que não pertence ao grupo de ervas com propriedades medicinais. Tratamos o dente-de-leão como um perene comum, mais próximo de uma erva daninha do que um ingrediente cosmético valioso. E pode surpreender-se com o facto de o dente-de-leão ser utilizado tanto na fitoterapia quanto na cosmetologia.
Dente-de-leão – características
É uma planta selvagem que pode ser encontrada em toda a Europa, Ásia e em ambos os continentes do outro lado do Oceano Atlântico – América do Norte e América do Sul. As suas flores amarelas com pétalas finas são características e muito densas. Quando cortadas, as folhas verdes longitudinais e os caules produzem um líquido branco parecido com leite. Hoje em dia, o dente-de-leão é tratado como uma erva daninha de jardim, embora na Idade Média tenham surgido várias notas sobre as suas propriedades curativas.
O que esconde o dente-de-leão comum?
Muitas pessoas podem ficar surpreendidas com o número de nutrientes interessantes que se escondem no dente-de-leão. Magnésio, complexo de vitamina B, bem como A, C e E são os mais comuns. Estes não são os únicos nutrientes. O dente-de-leão também contém outros minerais, como: manganês, potássio, ferro, cálcio, fósforo, zinco, assim como biotina e colina. Na raiz, o dente-de-leão contém muitos taninos, inulina, fitoesteróis e sais minerais. A composição do dente-de-leão difere um pouco se levarmos em conta as suas folhas – aqui os mais comuns são os flavonóides, carotenóides, vitaminas C e B e três minerais: potássio, magnésio e silício. Não importa o que se possa dizer, o dente-de-leão é, sem dúvida, extremamente rico em nutrientes.
Dente-de-leão em cosméticos
INCI: extrato de folha de Taraxacum Officinale
Os ingredientes descritos acima resultam em várias propriedades úteis que permitem que esta planta seja utilizada como um componente cosmético. Na maioria das vezes, é incluído em cremes faciais, tónicos ou preparações para peles propensa a acne – geralmente aparecendo como extrato de folha de dente-de-leão – extrato de folha de Taraxacum Officinale. Portanto, se encontrar este ingrediente na composição de um determinado cosmético, pode usá-lo, especialmente se sofrer de algum problema dermatológico, como psoríase, acne ou eczema. Além disso, este ingrediente é utilizado voluntariamente na produção de cosméticos com propriedades de antienvelhecimento.
Propriedades cosméticas do dente-de-leão comum
Como funciona? Quais os benefícios da utilização do dente-de-leão comum? Por que vale a pena incluí-lo no seu regime de cuidados da pele? O extrato de dente-de-leão comum apresenta qualidades antioxidantes comprovadas, o que significa que neutraliza eficazmente os radicais livres, retardando o envelhecimento do corpo. Melhora a condição geral da pele, limpa, condiciona e proporciona efeitos anti-inflamatórios.
No cuidado da pele
Quando utilizado no cuidado da pele, o dente-de-leão comum acalma todas as irritações. Deixa a pele com uma cor agradável e reduz mesmo a vermelhidão. O dente-de-leão facilita a remoção de toxinas e impurezas da pele porque abre os poros. Melhora a condição da pele, que fica mais nutrida, hidratada e cheia de vitalidade. Graças ao alto teor de antioxidantes, o dente-de-leão comum rejuvenesce a pele, minimizando o aparecimento de rugas e melhorando a elasticidade da pele. Além disso, ilumina as sardas e manchas da idade e, adicionalmente, suporta a luta contra a celulite.
No cuidado do cabelo
O dente-de-leão comum é menos popular entre os produtos capilares. No entanto, é utilizado principalmente como um agente anti-caspa, prevenindo também a oleosidade do couro cabeludo. Se for utilizado regularmente e por um longo período de tempo, pode estimular o crescimento do cabelo. No entanto, os cosméticos infundidos com dente-de-leão tornam o cabelo macio e radiante.
Dente-de-leão comum na medicina popular
Quando se fala das propriedades de beleza e condicionantes do dente-de-leão comum, não podemos esquecer-nos das suas qualidades medicinais. Na medicina popular, a utilização de tinturas de dente-de-leão (à base de álcool) foi recomendada para o tratamento de vários tipos de doenças de pele. Uma mistura de raiz de dente-de-leão também foi preparada de bom grado, que funcionou muito bem em banhos ou envoltórios.
Hoje em dia, também podemos preparar cosméticos caseiros tendo por base o dente-de-leão comum.
Cosméticos caseiros com dente-de-leão comum
- Deite uma pequena quantidade de água sobre as folhas picadas finamente. Deixe ferver e deixe esfriar. Pode misturar suavemente. Aplique a mistura no rosto durante cerca de 15 minutos. Esta máscara facial irá aliviar as irritações, iluminar descolorações e ajudar no tratamento da acne
- Para preparar a segunda versão de uma máscara facial, combine algumas flores com iogurte natural e misture. Para um efeito mais hidratante, pode adicionar um pouco de mel natural. Aplique a máscara no rosto durante cerca de 30 minutos e depois enxagúe com água pura.
- O dente-de-leão comum também é um ótimo tónico facial. Deite duas colheres de sopa de flores de dente-de-leão num copo de água, ferva e reserve para esfriar e coar. Limpe o rosto diariamente com este tónico.
- Os cosméticos capilares à base de dente-de-leão comum também podem ser preparados em casa. Vai precisar de 2 colheres de sopa de dente-de-leão seco e uma chávena de água quente fervida. Faça uma infusão. Deixe esfriar e lave o cabelo com esta infusão após a lavagem, de preferência a cada dois dias. Aviso! Tenha em mente que um dos efeitos secundários pode ser clarear o cabelo e conferir um tom acobreado.
Deixe um comentário